Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Selecione abaixo o ano para ver os premiados:

2016    |   2015    |   2014    |   2013    |   2012    |   2011    |   2010    |   2009    |   2008    |   2007    |   2006
2005    |   2005    |   2003    |   2003    |   2002    |   2001    |   2000    |   1999    |   1998    |   1997    |   1996
1995    |   1994

 

Premiados 2016:

 

CATEGORIAS INTERNAS / PRÊMIO IAC PESQUISADOR CIENTÍFICO DO ANO

Eduardo Caruso Machado 

Eduardo Caruso Machado é pesquisador científico do Centro de Ecofisiologia e Biofísica do Instituto Agronômico e professor no curso de pós-graduação do IAC. Ingressou no Instituto em 1977, cinco anos após se formar em agronomia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Tem mestrado pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de agronomia, com ênfase em fisiologia de plantas cultivadas, relações planta-ambiente, fotossíntese e relações planta-patógeno.

Caruso publicou quatro livros e escreveu quatro capítulos de outras obras. Tem 119 artigos científicos publicados, frequentemente citados em diversas partes do mundo, totalizando quase três mil citações nas principais bases. O pesquisador participou da criação da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal. Juntamente com a pesquisadora Ângela Cangiani Furlani, remodelou e modernizou a Revista Científica Bragantia. Participou ativamente da criação do Programa de Pós-Graduação do IAC, onde contribui para formar mestres e doutores e participa de comitês e conselhos administrativos do programa. Também supervisionou doutores em estágio de pós-doutoramento e contribuiu para a formação de alunos de iniciação científica. Ao longo dos 39 anos de IAC, participou também da administração do Instituto e liderou diversos grupos de pesquisa. É considerado um exemplo de trabalho com ética, harmonia, colaboração e compreensão.

 

CATEGORIAS INTERNAS / PRÊMIO IAC SERVIDOR DE APOIO DO ANO

Valdecir Avelino do Nascimento

Valdecir Avelino do Nascimento atua no Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais do Instituto Agronômico, em Votuporanga. Em sua carreira, é visto como aquele servidor que sempre executa as atividades com muito profissionalismo, eficiência e responsabilidade. Desde 18 de agosto de 1992 no cargo de auxiliar de apoio à pesquisa científica e tecnológica, ele vem contribuindo ao longo dos anos para o desempenho dos demais membros da equipe, por meio de seu exemplo como profissional engajado em atender à missão institucional. Em 2002, foi designado para a função de diretor de serviço do Núcleo de Apoio Administrativo e se mantém nesta atividade. Sua atuação é considerada fundamental para o Centro.

 

CATEGORIAS EXTERNAS / PRÊMIO IAC PERSONALIDADE DA EXTENSÃO Carlos Henrique Jorge Brando

 Carlos Henrique Jorge Brando é sócio da P&A Marketing Internacional, empresa de trading, consultoria e marketing na área de agronegócios, da QualicafeX, empresa exportadora de cafés especiais e sustentáveis, da GSB2, agência de publicidade dedicada ao agronegócio com ênfase em café e da Exotic, torrefadora de cafés especiais.

Brando é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com doutorado em planejamento e negócios no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

À frente da P&A, Brando coordenou projetos de café em mais de 70 países produtores e consumidores, entre eles o Programa de Marketing Cafés do Brasil, de 1999 e 2001. Também coordenou o Estudo sobre a Competitividade da Cafeicultura Brasileira para o Banco Mundial, em 2003, o Guia de Promoção de Consumo de Café em Países Produtores para a Organização Internacional do Café, em 2004, a Agenda Estratégica para a Cafeicultura Brasileira, em 2008 e, mais recentemente, vários projetos de denominação de origem e o “branding” dos cafés especiais brasileiros para a BSCA. Na P&A, assessorou programas de promoção de consumo de café na Colômbia, Índia, México, El Salvador e Costa Rica, montou uma rede virtual internacional para a OIC, o CoffeeClub Network, assessorou o Centro de Inteligência do Café (CIC) e, atualmente, coordena no Brasil o programa mundial de sustentabilidade do café do IDH, patrocinado pelos principais torrefadores mundiais.

Escreve regularmente sobre café. Colaborou com capítulos nos seguintes livros: Coffee Growing, Processing and Sustainable Production, Espresso Coffee, The Science of Quality e Estratégias para a Cafeicultura no Brasil. Foi membro do Comitê de Sustentabilidade da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA), da Comissão Técnica de Projetos (CTP) do Consórcio Pesquisa Café (Embrapa Café) e conselheiro da plataforma internacional de sustentabilidade Utz Certified, na Holanda. Atualmente, é conselheiro do Coffee Quality Institute, nos Estados Unidos, e da Ipanema Coffees e do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e Imigração (Museus do Café e do Imigrante), no Brasil. Foi diretor da Pinhalense S.A. Máquinas Agrícolas, maior fabricante mundial de equipamentos para beneficiar café.

 

Prêmio IAC

O Instituto Agronômico, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foi fundado em 27 de junho de 1887 pelo Imperador D. Pedro II.

Como parte das comemorações, o Instituto Agronômico outorga, desde 1994 (Categorias Internas) e desde 2001 (Categorias Externas), o Prêmio IAC, que é o reconhecimento ao mérito científico, ao desempenho institucional e aos profissionais e instituições de destaque na agricultura paulista e nacional.

Internamente, o Prêmio IAC prevê a escolha nas categorias Apoio (técnico ou administrativo) e Pesquisador Científico.

Externamente, o Prêmio IAC é conferido a até três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas dentre as categorias: Agência de Fomento à Pesquisa, Destaque Especial, Personalidade do Agronegócio, Personalidade da Pesquisa, ou do Ensino ou da Extensão, Político ligado ao Agronegócio e/ou à Ciência e Tecnologia e Produtor Rural.

O Prêmio IAC consiste em miniatura do Prédio D. Pedro II, feita pelo artista plástico Giuseppe Botica e executada pela Fundiart –Fundição Artística em bronze sobre granito preto.

Quem pode ser agraciado

O Prêmio IAC na categoria externa visa a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que, na área agrícola, destacaram-se pela contribuição nas esferas científicas e tecnológicas ou em atividades práticas que propiciem o desenvolvimento da agricultura sustentável, a melhoria da renda do agricultor e do agronegócio paulista.

Quem pode indicar

A indicação de candidatos é feita, mediante consulta, por pessoas físicas ou jurídicas ligadas ao agronegócio brasileiro, entidades de classe, associações, sindicatos, empresas, cooperativas, universidades, instituições de pesquisa e extensão rural. Os nomes indicados são avaliados pela comissão responsável pelo Prêmio IAC, composta por servidores do Instituto Agronômico e avalizada por seu Conselho de Diretores.

Entrega

A entrega do Prêmio é realizada na Sessão Solene que encerra as festividades em comemoração ao aniversário do Instituto Agronômico, em 27 de junho.

MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO FRANZ WILHELM DAFERT

Em 2009 foi instituída a medalha de “Honra ao Mérito Franz Wilhelm Dafert" para homenagear personalidades e instituições por seus valores pessoais e serviços relevantes prestados à agricultura brasileira. Franz Wilhelm Dafert foi o fundador e primeiro diretor do Instituto Agronômico. Jovem cientista austríaco, doutor em química agrícola, foi contratado pelo governo brasileiro para organizar e dirigir um instituto de pesquisa agronômica. Sua gestão, considerada admirável, foi um período em que ocorreram importantes transformações na instituição, possibilitando um maior atendimento às demandas e à melhoria dos serviços. Sob sua direção, o Instituto Agronômico foi a primeira instituição a realizar análise de solo e planta no Brasil, recebendo, em 1904, a Medalha de Prata por Análise de Solo na Exposição Universal de Saint Louis, nos Estados Unidos.

 



Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600